29 de Outubro de 2019

Programa de Educação Ambiental

Em 2019, comemoramos cinco anos do início do Programa de Educação Ambiental na Mata do Uru. Ao longo desses anos, recebemos mais de cinco mil visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, que tiveram a oportunidade de conhecer um remanescente de floresta de araucárias em estágio avançado de conversação, e aprenderam sobre a importância da conservação de áreas naturais para a nossa vida cotidiana. O contato com uma rara área conservada de Floresta com Araucária possibilita aos alunos e professores que visitam a Mata do Uru uma experiência para a vida inteira, e contribui para a sua formação pessoal e profissional – de um mercado de trabalho que exige pessoal qualificado e com visão mais completa dos desafios do presente e do futuro, contexto em que se insere o cuidado com o planeta.

Exemplo desta vivência é a possibilidade de observar, de forma prática, um fenômeno como a fauna presente na Mata do Uru, que se alimenta de frutos nativos e dispersa as sementes, ou uma árvore já morta que serve de base e dá vida a outras espécies. Esse tipo de contato faz uma criança compreender a relação de dependência entre as espécies para a sobrevivência e, principalmente, em se incluir como um dependente da natureza. A criança consegue se reconectar com a natureza, algo que poderia ser muito distante, principalmente para aquelas que vivem em grandes centros urbanos.

Além disso, à medida em que o trabalho da Mata do Uru se relaciona com assuntos como sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas, a vivência na reserva possibilita aos alunos fazerem conexões de uma realidade experienciada com o que frequentemente assistem, ouvem ou leem nos meios de comunicação.

Além de servir à visitação de escolares, a Mata do Uru é um verdadeiro laboratório a céu aberto para formação de professores e demais multiplicadores de conhecimento. A excepcional qualidade da área natural representada pela Floresta com Araucária conservada, aliada à impecável estrutura física da Reserva, proporciona o ambiente necessário para sensibilização e aprendizagem significativa, além da instrumentalização pedagógica voltada para a conservação da natureza.

VENHA CONHECER! 

Você também pode agendar uma visita! Temos datas para visitação e atividades de educação ambiental disponíveis de fevereiro a novembro, todas as quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. O período de visita é de duas horas e são atendidas turmas de até 30 pessoas, com idade a partir de 8 anos.  As atividades são feitas em trilhas, guiadas por biólogos com experiência em Educação Ambiental. As visitas são gratuitas e o deslocamento é de responsabilidade do visitante.

Clique aqui e agende a sua visita!